terça-feira, 25 de junho de 2013

As 10 alergias mais bizarras

Existem pessoas que são alérgicas às coisas mais improváveis. Antes de mostrarmos quais são os agentes alergênicos mais esquisitos, é bom explicar que a alergia é uma reação do organismo a corpos estranhos que entram em contato com o nosso corpo. Pode estar relacionada à respiração, como acontece nos casos de rinite alérgica e asma, e também à pele. Alimentos, medicamentos, poeira, ácaros, pólen e fungos estão na lista de inimigos dos alergologistas, profissionais da medicina especializados no assunto. Muitas alergias, porém, são inacreditáveis. Veja:

Confira o Top 10 das alergias mais bizarras do mundo:

1 – Alergia ao próprio filho – Esse tipo de alergia, denominada Penfigóide Gestacional, atinge a mulher após o parto e faz com que as mães que em contato com os filhos, sofram com olhas e erupções cutâneas. O problema atinge uma mulher a cada 50 mil gestações.

2 – Alergia à água – Uma doença rara chamada urticária aquagênica gera coceiras e caroços vermelhos no corpo de pessoas alérgicas à água. Para essa pessoas, tomar banho é uma tortura.

3 – Alergia a sexo – Também chamada de hipersensibilidade ao plasma seminal humano. Ou seja, é alergia que algumas mulheres desenvolvem pelo sêmen do parceiro. O mínimo contato causa coceiras e irritações.

4 – Alergia a madeira – Ataca pessoas que tem uma alergia rara à poeira da serragem.

5 – Alergia a exercícios físicos – Chama-se na verdade Anafilaxia Induzida pelo Exercício. A pessoa tem uma reação alérgica grave causada pelo exercício e pela ingestão de determinados alimentos antes da prática esportiva. Quem sofre deste mal tem fadiga, vermelhidão, urticária e perda de consciência.

6 – Alergia a rede wi-fi – Parece brincadeira, mas a medicina já relatou casos de alergias às ondas eletromagnéticas das redes Wi-Fi de internet sem fio. O sintoma é dor de cabeça.

7 – Alergia ao sol – A urticária solar é o nome desta hipersensibilidade que aparece ao menor nível de exposição ultravioleta. O paciente fica com urticárias na pele.

8 – Alergia à vida moderna – Essa é uma das mais malucas: ataca quando em contato com novas tecnologias, como computadores, celulares, fornos de microondas e automóveis. Os sintomas são dores de cabeça e irritações na pele.

9 – Alergia a beijo – Dependendo do que as pessoas que se beijam comeram antes do ato, os processos alérgicos podem ser desencadeados. Isso acontece quando uma das pessoas tem uma hipersensibilidade a determinados alimentos.

10 – Alergia a roupas íntimas – O problema ocorre principalmente quando as peças são de poliéster ou algodão. Nesse caso as bolhas e coceiras são mais comum nas partes íntimas. A pessoa pode usar uma camisa com o mesmo tecido e não sofrer nada. Mas se usa uma calcinha ou cueca, desenvolve a irritação.